Palestrantes - 2 WORSHOP SOBRE URBAN FARMING

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Palestrantes

Dr. Luis Felipe V. Purquerio
Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor pela UNESP. É pesquisador científico do Instituto Agronômico/Centro de Horticultura e docente no programa de pós graduação em Agricultura Tropical e Subtropical na área de Tecnologia da Produção Agrícola. Atua em horticultura, fitotecnia, nutrição de plantas, cultivo sem solo e indoor. Em conjunto com Dr. Fernando C. Sala e Thiago L. Factor sãoos  realizadores do Workshop Urban Farming.




Dr. Alex Humberto Calori
Alex H. Calori é mestre/doutor em Agricultura Tropical e Sub-Tropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e graduado em Tecnologia em Agronegócio (FATEC - Mococa). Atualmente é proprietário e diretor executivo da Aeropônica, empresa de consultoria em cultivo indoor e aeroponia. Nessa instituição desenvolve protótipo para produção de alimentos em pequena escala. Projeto esse financiado pela FAPESP no programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), com apoio do Instituto Agronômico.


Dr. Fernando César Sala
É Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP e Doutor em Fitotecnia. Já atuou na área de Desenvolvimento de Produtos, Melhoramento Genético e Produção de Sementes de Hortaliças na iniciativa privada. Atualmente é Professor e Pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (Campus de Araras-SP). Atua na área de Cultivo hidropônico, melhoramento genético de hortaliças, principalmente para hortaliças folhosas onde já desenvolveu e lançou mais de 15 cultivares de alface no mercado nacional.



Alessandra Capssa Costa - Hortimix
Atua na empresa Hortmix - Distribuidora de hortifrutigranjeiros, responsável pelo atendimento comercial, varejo e atacado. Possui mais de 18 anos junto ao comercio de FLV tendo em sua carteira clientes como Sams Club, Carrefour, Dia Brasil, Wal Mart, Sonae, Atacadão. No período entre 1999 e 2007 foi Produtora Rural, proprietária da Broto Gaúcho - Troféu Destaque Empreendimento Rural, por obter alta produtividade em pequenas áreas - Farsul 2005.




Rafael Pereira Delalibera - Pink Farms
Co-fundador e Diretor Financeiro da Pink Farms, maior fazenda urbana vertical do Brasil. Formado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação e Controle pela Escola Politécnica da USP e pela TU Darmstadt, na Alemanha. Foi coordenador de planejamento financeiro em empresa de varejo líder no segmento de esportes e gerente comercial de uma grande varejista online de móveis e artigos para casa.



Rafael Pastor (Cityfarm)
Graduado em Administração de empresas pela USM com MBA Executivo pela FGV. Teve passagens pelo mercado financeiro e pelo setor de Telecom, onde atuou por 9 anos. Adepto da alimentação vegetariana, começou a estudar a cadeia de produção de hortaliças e conheceu o conceito de fazendas urbanas.Em 2018 decide, então, fundar a Cityfarm para contribuir com uma forma de produção de alimentos mais sustentável. Possui ainda formação em design para sustentabilidade pelo Gaia Education, Experiência Schumacher Brasil e iniciação em terapias alternativas.


Iwao Akamatsu (Yuri Cogumelos)
Iwao Akamatsu, formado em Arquitetura pela FAU-USP em 1986, de 1987 a 1995, trabalhou  na REDE Engenharia, empresa de projeto e consultoria. Em meados de 1995, iniciou pesquisas para a produção de cogumelos em substrato, fundando a Yuri Cogumelos em janeiro de 1998. De setembro de 1999 até dezembro de 1999, permaneceu como bolsista da JICA (Japan International Cooperation Agency ), no  Nagano Forestry and Forest Products Research Center da província de Nagano no Japão. Hoje, a Yuri Cogumelos produz de 500 toneladas de substrato inoculado por mês, atendendo  cerca de 60 produtores nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.


Lucas Moreira - CBA Sementes
Graduado em Engenharia Mecatrônica (2011) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Engenharia Mecânica (2017) pelo PPGEM da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É empresário de agronegócio atuando em culturas através de tecnologia de produção em Aeroponia, tendo sido um dos Fundadores e atual CEO da CBA Sementes, empresa referência internacional em produção de batata semente por Aeroponia. Atuou como docente no curso de Engenharia Agronômica na Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos nos anos 2018 e 2019. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: desenvolvimento de sensor agrícola, sistemas de controle para crescimento de plantas em ambiente protegido, sistemas de automação de processos de produção agrícola, empreendedorismo e ecosistemas de startups.

Vicente Artur Scopacasa - Audax Electronics
Engenheiro Eletrônico com mais de 45 anos de experiências em LEDs tendo trabalhado em várias empresas multinacionais fabricantes de componentes no Brasil e no exterior. Atua hoje como consultor na área de iluminação de estado sólido, professor de cursos de especialização e pós graduação, coordenador de grupos do COBEI/ABNT nos seguimentos de iluminação, sinalização e automotivo e como autor de artigos técnicos para revistas especializadas além de artigos publicados pela SAE Brasil.



Thomas Oberlin - Mighty Greens

Rodrigo Meyer - Mighty Greens


 Thiago Willians de A. Orlandi - Hidrogood

Wagner Annunciato - Equilibrium
Paulistano, tem graduação e pós-graduação nas áreas de eletrônica, eng. elétrica, neuroanatomia, psicologia e psicologia transpessoal. É cofundador e diretor nas instituições Associação Aliança Luz e Cooperativa Equilibrium, ambas com foco em modelo de desenvolvimento científico e socioeconômico sustentável, iniciando uma rede de ecocidades denominadas de Ecopolo Equilibrium, com sua primeira unidade em Piracaia - SP. Fundador e gestor do empreendimento social “Aquaponia Equilibrium” que, desde 2011, facilita cursos, projeta, implanta e gerencia sistemas de aquaponia com técnicas mistas, voltados à educação, pesquisa e produção de alimentos saudáveis para população urbana.


Carlos Conte - C4 Científica

Médico Veterinário. Empreendedor, fundador do Grupo C4, com bases próprias nos EUA e China, vencedor do prêmio pontes para inovação em 2019,  prêmio concedido pela Embrapa e Cedro Capital. Distribuidor Philips HORTI desde 2014. Atualmente faz parte com comitê Técnico da Valoya.  Possui mais de 200 cases em seu currículo no seguimento LED HORTI.







 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal